FAÇA A DIFERENÇA – O Sonho de Wadjda


Conforme prometido,  a coluna faça a diferença entra no ar hoje. Para estreia vamos falar de um filme chamado WADJADA.

Haifaa Al-Mansour cresceu em um pequeno vilarejo na Arábia Saudita, filha de um pai poeta e uma mãe que queria quebrar paradigmas da sociedade, ainda hoje sob o regime da Lei Shaia. A lei diz que mulheres só podem andar em público totalmente cobertas de preto (abaya), somente acompanhada de homens e não podem dirigir.

A saudita, que se formou em cinema na American University no Egito, voltou ao país natal pra filmar o documentário “Women Without Shadows” (2005) sobre o progresso das mulheres sauditas na conquista de direitos. Mesmo após dezenas de ameaças de morte, ela continuou e no ano passado terminou de filmar Wadjda, um filme sobre uma menina de 10 anos e sua luta para ter uma bicicleta e competir com o menino que mora na rua da frente. Parece uma história boba, mas é carregada de significados e mostra muito sobre a atual cultura no país.

Al-Mansour diz que foi difícil conseguir verba pra filmar o longa, mas se aliou à uma empresa produtora alemã e ao príncipe Al-Waleed bin Talal, conhecido por lutar pelos direitos femininos. Ela demorou 5 anos pra terminar as filmagens por causa da política do país. Ela dirigia os atores e cenas  por um rádio usando o abaya em cenas externas, ora escondida em uma van, ora em esconderijos. Agora, além do filme ser o primeiro saudita a competir ao Oscar como melhor filme estrangeiro, pela Sony Pictures Classics, é também o primeiro feito totalmente por lá e ainda por uma mulher.

Imagem

Já chegou por aqui, quem tiver oportunidade de ver não perca. Comovente!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s